4 de out. de 2009

IMAGENS AND WORDS (1992)

James LaBrie – Vocal
John Myung – Baixo
John Petrucci – Guitarra e vocal de apoio
Mike Portnoy – Bateria e vocal de apoio
Kevin Moore – Teclado


1. Pull Me Under
2. Another Day
3. Take The time
4. Surrounded
5. Metropolis, part I “The Miracle and The Sleeper.”
6. Under A Glass Moon
7. Waint For Sleep
8. Learning To Live


Kevin Moore se inspirou em Hamlet, de Shakespeare, para escrever a letra de "Pull Me Under", que é uma narrativa do ponto de vista do príncipe Hamlet.
A canção "Metropolis Pt. 1" deu origem ao álbum conceitual Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory, lançado em 1999. O "parte 1" do título foi incluído como uma piada, de modo que uma "parte 2" nunca foi planejada. Mas após o lançamento do álbum houve numerosos pedidos dos fãs por uma sequência, e então a banda começou a trabalhar durante as gravações de Falling Into Infinity. O resultado foi uma canção de vinte minutos, mas como a gravadora não permitiu um álbum duplo, eles cortaram a canção.
O solo de guitarra de "Under a Glass Moon" é o número 98 da lista dos 100 maiores solos de guitarra, de acordo com uma votação dos leitores da revista Guitar Player.
Em "Learning to Live", aos 6:58, aproximadamente, James LaBrie começa a vocalizar sem letra, subindo até alcançar uma nota muito aguda que coincide com o clímax da canção. Esta nota é a mais alta de todas as canções já compostas pelo Dream Theater, um fá sustenido abaixo do dó soprano. É uma nota tão alta que James geralmente não consegue cantar ao vivo, preferindo cantar o ré abaixo.