4 de out. de 2009

Black Clouds & Silver Linings (2009)


James LaBrie – Vocal
John Myung – Baixo
John Petrucci – Guitarra e vocal
Mike Portnoy – Bateria e vocal
Jordan Rudess – Teclado

1. A Nightmare to Remember
2. A Rite of Passage
3. Wither
4. The Shattered Fortress
5. The Best of Times
6. The Count of Tuscany

Dream Theater começou a trabalhar o álbum em outubro de 2008. Mike Pornoy descreveu o CD como "Um álbum do Dream Theater com "A Change of Seasons", "Octavarium", "Learning To Live", "Pull Me Under" e "The Glass Prison", tudo em um álbum."
Jordan Rudess comentou "Estamos entrando em uma área um tanto gótica neste álbum. Não há nada como um muito poderoso e legal coral." Um vídeo será gravado em março para o primeiro single do álbum, "A Rite of Passage". Mike Portnoy confirmou em uma entrevista em 16 de março que "The Shattered Fortress"' será a última música da Alcoholics Anonymous Suite. Dream Theater também fará uma turnê mundial para promover o álbum e farão uma segunda Progressive Nation.
Em uma entrevista com Eddie Trunk, Portnoy disse que o álbum terá cerca de 75 mintuos e consistirá de "4 épicos e 2 singles". Portnoy também confirmou que o criador da capa é Hugh Syme, o mesmo artista de Octavarium e Systematic Chaos.
Aproximadamente 40 dias antes da data oficial de lançamento do álbum, todas as músicas já se encontravam em sites e programas de compartilhamento de arquivos.